O que você precisa saber sobre geradores de energia em Veículos de Recreação

Nos EUA, na primavera, as lojas de serviços de VRs ficam ocupadas com geradores que não dão partida ou que após a partida funcionam com grandes oscilações. Isto é resultante da falta de uso do gerador por um bom período de tempo.
Esta falta de uso é um dos grandes problemas dos geradores.

Nos geradores à gasolina, o combustível decompõe-se e engoma-se provocando partida difícil e funcionamento oscilante. Isto pode acontecer num período curto de até um mês sem uso.

Colocar o gerador em uso periodicamente é uma forma correta de preservar o funcionamento correto de um gerador. O gerador de energia é o principal item que realmente torna um VR independente. Como uma magia, você terá energia no momento em que acionar o botão de partida. Em nossos lares, a única coisa que precisamos fazer para ter energia é pagar a fatura mensal. Isto não é exatamente o que acontece no caso dos geradores dos VRs, pois nem sempre a eletricidade vai estar disponível assim como em nossas casas. O problema é que esta fonte de energia mágica requer uma certa quantidade de cuidados e manutenção para estar sempre disponível.

Primeiro, a segurança!

Tenha sempre em mente quando usando um gerador que ele produz monóxido de carbono. Monóxido de carbono é letal e as notícias sobre mortes por inspiração do mesmo são freqüentes. Você deve sempre inspecionar o sistema de exaustão do gerador no compartimento onde ele está instalado. Não opere um gerador se o sistema de exaustão (descarga) estiver danificado. Quando usando um gerador portátil, tenha certeza que a descarga do gerador vai estar direcionada para fora da área ocupada pelas pessoas. Se você tem um detector de carbono, teste-o antes para ver se o mesmo está funcionando corretamente. Nunca use um gerador quando você ou outra pessoa qualquer estiver dormindo.

Observe as normas do Camping: não funcione seu gerador no horário de silêncio. É normal que um gerador instalado originalmente seja alimentado pelo mesmo tanque de combustível do VR. Neste caso, quando o nível do tanque de combustível estiver baixo, o gerador se desligará automaticamente para evitar que todo o combustível seja usado sem você perceber.

O gerador pode também possuir uma chave de transferência automática que percebe se está sendo usada alimentação normal via cabo elétrico ou se o suprimento de energia está sendo feito pelo gerador. Caso não possua esta chave e se você quer que o gerador seja a fonte de energia, o cabo de alimentação de energia do VR deve ser conectado/chaveado manualmente no gerador. É perfeitamente correto usar o gerador quando você está trafegando com o seu VR. Na prática, viajando, é mais indicado ligar o gerador para permitir o uso do ar condicionado de teto do que buscar ventilação com o ar externo.

O gerador à diesel Cummins/Onan RV QD

Um gerador de energia de VR é 8000 produz 8.000 watts, energia suficiente extremamente confiável e em muitos casos terá para ligar 3 ares condicionado e ainda ter vida mais longa que o VR se mantido reserva de energia. É mais silencioso que o corretamente, o que significa mantê-lo em nível máximo de ruído permitido na maioria funcionamento em períodos regulares. Isto se dos Campings (EUA). aplica aos geradores a diesel ou à gasolina.

Relembrando, um gerador à gasolina pode apresentar problemas se não for usado no período de um mês. Este é o maior problema e pode ser facilmente prevenido se você se habituar a ligá-lo uma vez por mês. Algumas pessoas pensam que pode-se evitar problemas colocando aditivos de combustível no tanque e funcionado o gerador até que o aditivo passe pelo sistema de combustão. O aditivo deve ser usado toda vez que o gerador estiver parado, mas existem muitas outras razões para que o gerador seja acionado em períodos regulares de tempo. Por exemplo, a umidade, que pode causar danos sérios a um gerador. Quando o gerador é ligado, todo o circuito do mesmo é aquecido e elimina-se a umidade. Um regime de funcionamento mensal também vai lubrificar todas as câmaras e componentes e previne a formação de crostas de carbono.

Então, o que queremos dizer quando indicamos que você ligue periodicamente o gerador? No caso do gerador à gasolina, você deve acioná-lo por um período de 2 horas com uso de carga de 50%. È extremamente importante que você o coloque em funcionamento com o uso de carga mínima recomendada (ligue o ar condicionado, por exemplo). Os geradores são planejados para gerar um volume de carga necessária para colocar em funcionamento vários equipamentos. Como exemplo, um Motorcasa que tem um gerador de 4.000 watts vai fazer funcionar um ar condicionado de teto que normalmente tem um consumo de 2.000 w. Você pode também ligar 2 pequenos aquecedores elétricos que tem consumo próximo à 1.000w e assim estará usando 50% da carga gerada (2.000W)

É sempre melhor usar seu gerador por um período longo do que usá-lo em pequenos períodos. Verifique o manual do seu gerador sobre a capacidade de carga do mesmo. Outros períodos de manutenção dos geradores vão ser dependentes da taxa de uso. Os geradores possuem medidores de hora de funcionamento e isto vai ajudá-lo no acompanhamento da necessidade de manutenção: o manual do proprietário vai indicar os intervalos de manutenções preventivas baseado nas horas de uso.

Finalmente, não hesite em usar seu gerador e quando o fizer coloque sempre algum equipamento que vá utilizar a carga gerada. Um pouco de exercício e manutenções preventivas vão manter seu gerador em condições superiores de operação que vão permitir muitos anos de serviço confiável.

Resumindo, em linhas gerais:

Coloque seu gerador para funcionar por 2 horas pelo menos uma vez por mês ; Use pelo menos 50% da carga gerada

Acompanhe sua kilometragem (horas rodadas) e faça as manutenções previstas

Artigo original traduzido/adaptado – http://www.newrver.com/publish/RV-generators.shtml

Sugestões e ou complementações envie para adautosouza@globo.com ou mantenha contato com a TOCA tocacontato@gmail.com .

Participe!  A TOCA é de todos os campistas.  Dê sua opinião!